Salada gostosa é possível, sim!

Confira dicas para uma salada sem sofrimento mas com muito sabor.

Salada gostosa é possível, sim!
Mariana Medvedeva | Unsplash

Ter uma alimentação saudável, rica em verduras e legumes, proporciona muitos benefícios à saúde, e isso todo mundo já sabe. Mesmo assim, o hábito de incluir o consumo desses alimentos no dia a dia pode ser difícil e a salada é considerada por muitos como algo “sem sabor”.

Mas que tal algo diferente do clássico alface e tomate com azeite de oliva?

Confira aqui algumas dicas para comer salada sem sofrimento e com muito sabor:

Varie as opções de folhas e legumes

As opções de folhas vão muito além de alface. Experimente rúcula, agrião, radicchio, acelga, espinafre ou até outros tipos de alface, como a roxa. Inclua os  legumes que você gosta como o tomate, tomate-cereja, pepino, cenoura, palmito. Misture! A variedade é o que vai deixar sua salada com mais sabor e ainda mais nutritiva.

Crepioca: como fazer essa refeição saudável e saborosa
Saborosa e deliciosa, a crepioca é uma opção versátil para quem quer variar o cardápio. Venha aprender a preparar essa receita simples e prática.

Crie diferentes texturas e sensações

Saia do básico! Saladas não precisam ser só folhas, verduras e legumes. É possível combinar diversos ingredientes para enriquecer o seu prato. Uma boa experiência alimentar está também em reunir texturas variadas.

Pedaços de queijos como parmesão, mussarela de búfala ou feta dão mais sabor e maciez. Para crocância, acrescente sementes como a de girassol ou até mesmo uma granola salgada. Castanhas, croutons e nozes também combinam muito bem, sem esquecer dos chips assados de batata doce ou mandioca. Opções aqui não faltam!

E você já pensou em incluir frutas na sua salada? Manga, morango, figo, kiwi são ótimas combinações para dar um toque agridoce. Já o abacate traz suculência e cremosidade.

Mais cor, mais sabor! Não se esqueça: nós também comemos com os olhos! Aposte em um prato colorido e, consequentemente, mais atraente e nutritivo.

Aposte nos molhos e temperos

Quem disse que só se tempera salada com sal e azeite ou vinagre? Chega de salada sem graça!

Há uma infinidade de ervas que trazem sabor e frescor para o seu prato, como orégano, alecrim, manjericão e hortelã. Especiarias também são muito bem-vindas!

Molhos para saladas
Mostarda e mel 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon 1 colher (sopa) de mel 1 colher (sopa) de azeite balsâmico 1 colher (sopa) de azeite Sal e pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto Coloque todos os ingredientes em um pote e chacoalhe para mistrurar. Conserve em pote

Um bom molho também é capaz de transformar a mesma salada em uma nova experiência a cada dia! E o melhor é que existem muitas opções fáceis e práticas de preparar. Veja nosso post com algumas receitas para inspirar vocês:

Dica: Deixe para acrescentar os molhos na salada somente na hora de consumir para manter as texturas e crocâncias. E para uma alimentação mais saudável, faça escolhas naturais e evite os molhos industrializados ou com muita gordura. Nada como fazer um molho leve em casa!

Transforme em uma refeição

A salada pode sim ser uma refeição completa e nutritiva, sem passar fome!

Acrescente frango desfiado, tiras de carne ou atum e você terá um belo almoço ou jantar. Para os vegetarianos boas opções são cogumelos refogados, ovo cozido ou grão de bico. Esses ingredientes vão trazer mais saciedade.

Planejamento é tudo! Ao comprar os ingredientes para sua salada, separe um tempo para higienizar e organizar cada item. Alguns molhos também podem ser preparados com antecedência para serem usados ao longo da semana. Planejamento e organização facilitam o dia a dia e te ajudam a consumir mais salada quando o tempo está corrido!

Gostou das dicas? Então teste as suas combinações e descubra que comer salada pode ser muito prazeroso além de delicioso!