Salas pequenas: como aliar beleza e conforto em espaços compactos
Ambientes reduzidos também podem ser confortáveis e funcionais para o dia a dia. Quer saber como? Veja aqui as melhores dicas!
Com o passar dos anos os ambientes residenciais tem se tornado mais compactos e garantir a funcionalidade sem perder o aconchego de um lar, torna-se um desafio.
Para a sala este desafio é ainda maior. Nela, muitas vezes compartilhamos diversas atividades e usos no mesmo espaço: o estar, o jantar, o receber. Por isso separamos algumas dicas de como escolher mobiliários e decorações que atendam todas as suas necessidades de forma confortável, sem deixar a beleza de lado. Afinal a sala é a primeira impressão da sua casa!
Planeje antes de executar
Antes de ir às lojas e sair comprando todos os móveis, meça o espaço que você tem disponível. Defina qual o tamanho do sofá, da mesa de jantar e dos principais mobiliários. Opte pelos modelos mais enxutos: sofás com braços estreitos permitem ganhar mais espaço para sentar; cadeiras e poltronas soltas ocupam menos espaço.
Pense sempre nas circulação e passagens e escolha somente aqueles mobiliários que você realmente precisa. Não se esqueça: menos é mais!
Opte por móveis funcionais
Algumas peças podem ser usadas para diversas funções. Pufes ou cadeiras podem compor o estar, mas serem usadas junto da mesa de jantar quando for receber mais convidados. O mesmo móvel da TV pode acomodar estes pufes e garantir uma circulação mais ampla no dia a dia.
Se o espaço para o jantar for reduzido, que tal um canto alemão? Assim você acomodar mais pessoas junto a mesa quando precisar. E parte inferior do banco ainda pode servir como gavetas ou baú para guardar objetos.
Os móveis sob medida também são ótimas escolhas pois é possível planejá-lo de forma a atender diversas necessidades.
Escolha mobiliários com design mais limpo e leve. Aparadores e prateleiras suspensas também são indicadas. Tudo isso contribui para a sensação de amplitude do espaço.
Escolha bem as cores e decorações
Os tons mais claros são os mais indicados para ambientes compactos, tanto nas paredes quanto nos móveis. Opte por cores em objetos decorativos como almofadas, mantas e quadros. Opte por estampas menores e que combinem entre si, evitando o excesso de informação.
Na hora de escolher o tapete, o tamanho também é fundamental. Tapetes muito pequenos tornam-se desproporcionais e fazem o ambiente parecer menor. Os tons claros também são os ideais neste caso, assim como nas cortinas.
Use a iluminação como sua aliada
Iluminações embutidas no gesso, plafons ou trilhos com spots direcionáveis são perfeitos para ambientes pequenos. Caso você não abra mão do uso de um pendente, opte por modelos com design mais leve e minimalista.
Uma ótima opção para compor o ambiente são as arandelas de parede ou luminárias de mesa, que permitem liberar mais espaço de piso.
Aposte nos espelhos
Espelhos são ótimos artifícios para transmitir a sensação de amplitude. Escolha um modelo com moldura, apoiado no piso ou fixado na parede, ou mesmo uma parede com espelho colado, sem molduras. Como eles refletem o entorno, seu ambiente vai parecer maior. Mas cuidado! Nada de colocar espelho em todo o ambiente: escolha apenas uma parede e pense sempre no que ele irá refletir.
Criar um ambiente acolhedor e funcional em espaços compactos não é uma tarefa fácil, mas com planejamento inteligente e escolhas estratégicas de mobiliário e decorações, é totalmente possível. Se possível, procure um profissional da área. Dessa forma, você não só otimizará seu espaço, mas também criará um ambiente convidativo que impressionará a todos que o visitarem.