Quadros na decoração: dicas para transformar sua casa!
Paredes sem graça nunca mais! Aprenda a escolher a decoração ideal para valorizar seu ambiente e deixá-lo mais bonito e aconchegante.
Uma boa decoração é capaz de transformar um ambiente e um dos artifícios para isso é a instalação de quadros. São opções para todos os estilos, bolsos e gostos além de muitas possibilidades de composições, tamanhos, molduras e cores.
Por isso, é preciso de cuidado na escolha para evitar excesso de informações ou falta de harmonia com o ambiente. Se você tem dúvidas, nós vamos te ajudar com algumas dicas para deixar sua casa cheia de personalidade!
Tamanhos
Um dos principais pontos a pensar é a proporção do quadro em relação ao ambiente. É sempre importante considerar o espaço de contemplação, já que precisamos de uma certa distância para visualizar o quadro como um todo. Quadros grandes são mais indicados para ambientes maiores e, da mesma forma, um quadro muito pequeno em um espaço amplo, pode parecer pequeno.
Você também pode optar por uma composição de quadros de diferentes tamanhos: delimite um espaço considerando as dicas acima, posicione os quadros maiores e complemente os espaços com quadros menores.
Outra dica importante é sempre deixar trechos de parede a mostra para não passar a sensação de espaço reduzido ou desproporcional.
Molduras
A escolha das molduras também deve acompanhar o estilo da decoração. Para ambientes mais contemporâneos ou minimalistas, prefira molduras mais finas em tons neutros.
Decorações mais clássicas combinam bem com molduras em madeira. Os tons de madeira clara, por serem mais leves, são indicados para decorações boho ou praianas.
Caso prefira um estilo bem descontraído, você pode optar por misturar diferentes cores e estilos de molduras, e até acrescentar outros objetos na composição.
Temática
A melhor dica para a escolha das imagens é que elas expressem a sua personalidade. Para a sala, as temáticas podem ser variadas: geométrico, natural, abstrato, étnico. O importante é você se identificar com o estilo. Já nos dormitórios, as imagens podem ser mais intimistas.
Porém, é importante observar o contraste entre as cores da parede, dos mobiliários e dos quadros. Para paredes em tons neutros, os quadros pretos, brancos e coloridos são ótimas escolhas. Porém, se sua parede já possuir cor, prefira os quadros com tons claros. Observe também as cores dos móveis e outras decorações como almofadas e objetos decorativos, para criar uma unidade.
Como instalar
A altura padrão para instalar quadros na parede é a altura dos olhos, permitindo a contemplação, ou seja, ter o eixo do quadro instalado a 1,60m do piso.
Mas esta não é uma regra! Você pode optar por instalar uma linha de quadros mais baixa, como uma galeria, em um corredor ou parede vazia, por exemplo. Um quadro em grande formato também fica lindo apoiado no chão, criando uma composição com o mobiliário.
Quadros em tamanhos médios também podem estar apoiados em aparadores e os pequenos em prateleiras.
Eles podem estar centralizados com os móveis, mas garantem um ar muito mais contemporâneo se você deslocar para um dos lados, principalmente se for um quadro único.
Teste!
Se você não está seguro, recorte os quadros em papelão com as dimensões reais e cole na parede com fita. Assim você consegue visualizar qual será o efeito sem precisar danificar a parede
Agora que você já aprendeu todas as dicas, que tal testar em seu ambiente?