Marmitas da semana: dicas práticas para preparar sua refeição

Chega de delivery! Comece agora a preparar refeições nutritivas com a praticidade das marmitas. Veja aqui por onde começar!

Marmitas da semana: dicas práticas para preparar sua refeição
Ella Olsson | Unsplash

Com a correria do dia a dia, muitas vezes as opções rápidas como fast food e comidas industrializadas ganham o lugar de uma alimentação saudável.

Uma das estratégias para evitar essas escolhas erradas é a preparação de marmitas, garantindo uma alimentação caseira e nutritiva naqueles dias em que o tempo não está a nosso favor. Além disso, é uma ótima forma de economizar com alimentação!

Mas por onde começar? Separamos algumas dicas para te ajudar na organização e preparo.

Molho de tomate caseiro
Este molho de tomate caseiro é tão simples de preparar e os resultados são incríveis! Feito com ingredientes frescos e com sabor intenso, você vai querer usar este molho em todos os seus pratos preferidos.

Escolha os potes corretos

Prefira sempre os potes de vidro com fechamento hermético. Apesar de mais caros, são ótimos investimentos já que podem ser aquecidos, são fáceis de higienizar e possuem maior durabilidade. Você pode inclusive reaproveitar vidros de conservas compradas no supermercado, desde que esterilizados antes de usar.

Algumas opções de marmitas também contêm divisórias internas, o que faz com que os alimentos não se misturem, tornando a refeição mais saborosa.

DICA: Antes de colocar os alimentos no recipiente, lembre-se sempre de deixar esfriar!

Escolha os alimentos base

Planeje qual será o cardápio da semana e faça uma lista de compras. Isso irá te ajudar a não esquecer nenhum item na hora do preparo.

Escolha quais serão as bases das preparações: pode ser arroz, macarrão, purê. Depois disso pense nos acompanhamentos. Uma boa escolha para uma marmita completa é a combinação de carboidrato, proteína, opções de vegetais e uma salada para acompanhar.

Faça combinações com o mesmo ingrediente

Opte por alimentos que você possa utilizar em diversas combinações e sabores. Se você vai preparar uma carne moída, por exemplo, ela pode acompanhar um macarrão, mas também pode ser servida com arroz e feijão, ou como recheio de uma panqueca. O frango da mesma forma, pode ser acompanhamento como filé ou desfiado como recheio. Isso te fará economizar tempo no preparo.

Prepare uma salada para acompanhar

Faça uma salada de folhas e verduras para acompanhar. Higienize as folhas e ingredientes, seque bem e coloque em um pote separado para manter a crocância. Para variar no dia a dia, faça molhos e temperos que darão um novo sabor. Cuidado apenas com os itens que precisam ser mantidos resfriados, como iogurtes e queijos.

Confira dicas para uma salada sem sofrimento e muito sabor
Confira dicas para uma salada sem sofrimento mas com muito sabor.

Descongele da forma correta

A forma correta de descongelar é na geladeira, micro-ondas ou forno. Nunca descongele em temperatura ambiente.

Se for transportar, escolha as marmitas do dia seguinte e retire-as do congelador na noite anterior. Deixe descongelando na geladeira e no outro dia é só colocar na bolsa térmica e levar para onde quiser.