Cozinha Planejada: dicas para a sua cozinha dos sonhos!
Funcionalidade e beleza: tudo que você precisa saber para aproveitar melhor o espaço e não errar nas escolhas para sua cozinha.
Cozinha planejada é o sonho de muita gente. Com um bom projeto, desenvolvido por profissional qualificado, o ambiente pode ser otimizado, unindo a beleza e a praticidade que você precisa para o dia a dia.
Mas alguns pontos devem ser observados na hora de projetar a sua cozinha dos sonhos. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar!
Pense nos usos
Basicamente temos 3 principais funções dentro da cozinha: armazenagem, cocção e limpeza, cujos equipamentos são a geladeira, o fogão e a pia, respectivamente. Para um melhor fluxo e circulação dentro do espaço, o ideal é que eles formem um triângulo ou linha no ambiente, como mostrado na imagem.
Posicione os eletros também pensando nos pontos de alimentação tanto elétrica quanto hidráulica dos mesmos, especialmente se você não deseja realizar obras em seu ambiente.
Sua família costuma fazer as refeições na cozinha? Se tiver espaço disponível pode ser interessante pensar em uma mesa ou mesmo uma bancada para o dia a dia.
O que preciso guardar?
Observe os itens que você possui em sua cozinha. É preciso pensar em armários para guardar os mantimentos, panelas, louças e taças. Também temos os eletros que ficam guardados no dia a dia, como batedeira, liquidificador, etc. Por isso é interessante prever prateleiras com diferentes tamanhos, para que se possa guardar itens maiores ou menores, e ter um melhor aproveitamento do espaço.
Gavetas são ótimas aliadas para a organização, especialmente com a utilização de divisores internos. E não pense que são somente para talheres e utensílios. Os gavetões para panelas, pratos e travessas também são práticos.
Escolha os materiais adequados
Os materiais de uma cozinha planejada não se resumem apenas a escolha da marcenaria. Para maior durabilidade, invista em ferragens de qualidade e com amortecimento. Você não vai se arrepender!
Para as bancadas, fuja dos materiais porosos. Aqui valem tanto as pedras naturais quanto os materiais sintéticos: granito, compostos de quartzo, Corian®, etc. Mas cuidado: evite o mármore pois ele pode manchar, já que absorve liquido ao entrar em contato com os alimentos.
Nas paredes, especialmente atrás da pia e fogão, prefira os materiais laváveis e fáceis de limpar, tais como granito, cerâmicas, porcelanatos e quartzos. Todos esses itens devem ser pensados de acordo com o estilo da sua cozinha, levando em conta a praticidade!
Iluminação é fundamental
Pensar na iluminação da cozinha é de extrema importância. Além da iluminação geral e iluminações decorativas, pense na possibilidade de iluminar a bancada de trabalho. Pode ser uma fita de led ou luminária embutida no móvel aéreo. Esse pequeno detalhe se torna muito prático para visualizar os alimentos e até lavar a louça, evitando áreas sombreadas.
Neste ambiente, deve-se observar também a temperatura de cor das lâmpadas, sendo indicado o uso de luz branca, para melhor visualização.
Gostou das nossas dicas? Agora é hora de contratar um profissional e dar início ao seu projeto!
Para isso separamos algumas referências para você se inspirar e descobrir qual é a sua cozinha dos sonhos:
1- Cozinha clara
2- Cozinha escura
3- Cozinha com cor
4- Cozinha com bancada
5 - Cozinha com mesa
6- Cozinha pequena
7- Cozinha ampla
8- Cozinha minimalista
9 - Cozinha escandinava
10 - Cozinha provençal
11- Cozinha contemporânea
12- Cozinha industrial
13- Cozinha com madeira
14- Cozinha com armário espelhado
15- Cozinha com cristaleira